O que é?

A catarata é uma doença caracterizada pelo comprometimento do cristalino (a "lente" natural do olho, tornando-o opaco, deixando a visão embaçada e levando à perda progressiva da mesma. A doença pode acontecer ao longo da vida ou logo ao nascimento, sendo denominada catarata congênita.

A catarata pode alterar a sensibilidade à luz, a percepção real das cores e gerar visão duplicada. O único tratamento para a catarata é a cirurgia.

Cirurgia

A cirurgia é muito segura. Geralmente dura cerca de 30 minutos, não provoca dor e os pacientes podem voltar as suas atividades em pouco tempo. Nela, realiza-se a substituição do cristalino opacificado por uma lente artificial. A anestesia utilizada é tópica ou local e realiza-se fazendo uma pequena abertura na córnea, remoção da catarata e implante da lente intraocular.

Quando operar?

Quando se nasce com catarata congênita, deve-se operar o mais rápido possível, na maioria dos casos. A catarata do adulto não é uma urgência. A época da cirurgia deve ser decidida pelo médico, de acordo com as necessidades do paciente.

Exames

Exames oftalmológicos rotineiros podem diagnosticar a catarata, especialmente o de biomicroscopia. Em caso de resultado positivo, são realizados exames pré-operatórios específicos, conforme a necessidade de cada caso:

- Aberrometria Ocular Corneana Interna e Total (OPD)
- Biometria Óptica (IOL Master® 700)
- Biometria Ultrassônica
- Contagem Endotelial / Microscopia Especular de Córnea
- OCT (Tomografia de Coerência Óptica)
- Topografia Computadorizada da Córnea
- Ultrassonografia de Globo Ocular